Jerônimo nasceu em 345-350 de uma família cristã de Estridão, povoado da atual Eslovênia ou Croácia, destruído pelos godos em 377-378. Os seus genitores eram bastante ricos para mandá-lo completar os estudos em Roma. Teve por mestre o célebre gramático Donato e por companheiros Rufino de Concórdia e o futuro senador Pammachio, que encontrará a seguir. Achava-se em Roma, em 363, quando foi anunciada a morte do imperador Juliano, o qual promulgara a lei que reservava aos mestres pagãos o ensino da literatura profana, o que terá sobre ele duradouras repercussões.
Recortes de livros relacionados com teologia, estudos bíblicos, liturgia, patrística, apologética etc.
domingo, 30 de setembro de 2018
JERÔNIMO
A Unidade da Igreja
"Podemos encontrar uma resposta sintética no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que afirma: a Igreja católica espalhada pelo mundo "tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade" (n. 161). É uma definição bonita e clara; orienta-nos bem. Unidade na fé, na esperança e na caridade, unidade nos sacramentos e no ministério: são como pilares que sustentam e mantém firme o único e grande edifício da Igreja. Onde quer que formos, até a paróquia mais pequenina, no recanto mais remoto desta terra, existe uma única Igreja; nós estamos em casa, em família, entre irmãos e irmãs; e esse é um grande dom de Deus! A Igreja é uma só para todos! Não existe uma Igreja para os europeus, uma para os africanos, uma para os americanos, uma para os asiáticos e uma para aqueles que vivem na Oceania; não, ela é a mesma em toda a parte. É como uma família: podemos estar distantes, espalhados pelo mundo, mas os vínculos profundos que unem todos os membros da família permanecem sólidos, independentemente da distância".
Papa Francisco, audiência geral na Praça de São Pedro. 25 de setembro de 2013.
sábado, 29 de setembro de 2018
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - EUSÉBIO DE CESAREIA
"6. Lucas, porém, de origem antioquena, e médico de profissão (cf. Cl 4, 14), viveu por longo tempo em companhia de Paulo e no restante conviveu, não de passagem, com os outros Apóstolos. Deles aprendeu a cura das almas, conforme comprovou nos dois livros inspirados por Deus, o Evangelho que ele atesta ter composto conforme lhe transmitiram os que foram desde o início testemunhas oculares e ministros da palavra e aos quais seguiu desde o começo (Lc 1,2-3) e os Atos dos Apóstolos, que não redigiu de acordo com o que ouviu, mas ao invés com o que viu com os próprios olhos".
* Eusébio de Cesareia - Livro Terceiro (século IV).
sexta-feira, 28 de setembro de 2018
A Confirmação
O bispo, impondo sobre eles a mão, faça a invocação dizendo:
Senhor Deus, que os tornaste dignos de merecer a remissão dos pecados pelo banho da regeneração, torna-os dignos de ser cumulados do Espírito Santo; lança sobre eles a tua graça para que te sirvam de acordo com a tua vontade, pois a ti a glória - ao Pai e ao Filho, com o Espírito Santo na santa Igreja, pelos séculos dos séculos. Amém.
Depois, derramando óleo santificado na mão e pondo-a sobre sua cabeça, diga:
Eu te unjo com o óleo santo, no Senhor Pai Onipotente e em Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Marcando-o na fronte com o sinal-da-cruz, ofereça-lhe o ósculo e diga:
O Senhor esteja contigo.
Responde o que foi marcado:
E com o teu Espírito.
* Tradição Apostólica de Hipólito de Roma - Liturgia e catequese em Roma no século III.
A mais completa descrição da vida da Igreja de Roma no início do terceiro século.
Policarpo de Esmirna - Primeira Carta aos Filipenses
Amor fraternal
10. 1 Permanecei, portanto, firmes nessas coisas e segui o exemplo do Senhor, firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos mutuamente, unidos na verdade, competindo na mansidão do Senhor, não desprezando ninguém.
2 Quando podeis fazer o bem, não o deixeis para depois, porque a esmola liberta da morte. Sede todos submissos uns aos outros, que a vossa conduta seja irrepreensível entre os pagãos, para que recebais louvor, pelas vossas boas obras, e o Senhor não seja blasfemado em vós. 3 Ai, porém, daquele mediante o qual o nome do Senhor for blasfemado. Portanto, ensinai a todos a sobriedade, na qual também vós viveis.
* Segundo Tertuliano, Policarpo teria sido ordenado bispo pelas mãos do próprio apóstolo João, “segundo tradição daquela Igreja, do mesmo modo que a Igreja de Roma afirma que Clemente fora
ordenado bispo por são Pedro” (De praesc. haer., 32.)
Assinar:
Comentários (Atom)




