quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Descida de Cristo ao Inferno

Evangelho de Nicodemus* 
Descida de Cristo ao Inferno (Versão Grega)

Capítulo 8 
1 Enquanto o Inferno admoestava assim Satanás, o Rei da Glória estendeu sua mão direita e com ela pegou e levantou o primeiro pai Adão. Depois dirigiu-se aos demais e disse-lhes: "Vinde aqui comigo todos os que foram feridos de morte pelo madeiro que me tocou, pois eis aqui que eu vos ressuscito pela madeira da cruz". E com isto levou todos para fora. E o primeiro pai Adão apareceu transbordante de gozo e dizia: "Agradeço, Senhor, tua magnanimidade por me haveres tirado do mais profundo do Inferno". E também todos os profetas e santos disseram: "Damos-te graças, ó Cristo Salvador do mundo, porque tiraste nossa vida da corrupção". 

2 Depois de assim haverem falado, o Salvador abençoou Adão na testa com o sinal da cruz. Depois fez a mesma coisa com os patriarcas, profetas, mártires e progenitores. E a seguir pegou-os a todos e deu um salto do Inferno. E enquanto ele caminhava, os santos pais seguiam-no cantando e dizendo: "Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Aleluia! Sejam para ele os louvores de todos os santos".


* Trata-se de uma literatura apócrifa. 
Apócrifos são os livros que foram escritos por autores cristãos, mas não foram considerados revelados pelo Espírito Santo (pelo Magistério da Igreja); portanto, não são canônicos, isto é, não fazem parte do cânon (índice) da Bíblia. É verdade que alguns textos apócrifos são considerados heréticos, porém podemos encontrar em alguns deles verdades históricas e importantes para a história da Igreja e do cristianismo. 
No texto acima, o evangelho de Nicodemus, o principal objetivo do autor é demonstrar e salvaguardar a messianidade de Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário