O processo de formação do discípulo de Jesus Cristo é marcado pela oferta que a Igreja lhe faz do Pão da Palavra e do Pão da Eucaristia. "Cada domingo e cada Eucaristia é um encontro pessoal com Cristo". Quando o discípulo ouve a Palavra na assembleia litúrgica, escuta o próprio Senhor que a proclama e a explica. Da mesma forma, quando recebe a Eucaristia, recebe o próprio Senhor de modo pessoal. Exatamente por essa realidade, a "Eucaristia é o alimento indispensável para a vida do discípulo e missionária de Cristo".
Tendo em vista esse caminho, o Pontífice destacou o papel da Missa Dominical como centro da vida cristã e a necessidade de dar prioridade a ela e valorizá-la. Ao longo da vida eclesial, o domingo sempre significou "o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado".
Por isso, urge que os cristãos tomem consciência de que não estão seguindo um personagem do passado, mas o Cristo vivo, presente no hoje e no agora de nossas vidas. Com isso, o encontro com Cristo na Eucaristia suscitará o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; despertando o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo no seio da sociedade hodierna".
FONTES, Douglas Alves. A relação pessoal do cristão com Jesus Cristo. Rio Bonito: Cenáculo Universal, 2016.

Nenhum comentário:
Postar um comentário