terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Homeschooling Católico - Um guia para os pais

Desde cedo escuto que o problema central no Brasil reside na educação. Trata-se de uma questão ampla que, não raras vezes, quer significar tão somente a educação dada ou recebida nas escolas. Incluso no conceito amplo de educação está certamente o modo como alguém se porta diante das situações da sociedade. Creio que este segundo ponto se trate de um falso problema. 
Não é necessário muito tino para entender que o modo como alguém se porta em suas relações com outrem é derivado necessariamente do como como foi educado. A meu ver, educação não é um conceito restrito a escolas ou à escolarização, como defendem alguns políticos. 
Do ponto de vista cristão, a educação que não leva o educando a formar-se e a desabrochar todas as suas potencialidades intelectuais e religiosas não é digna desse nome. 
Como pode se constatar na história bimilenar da Igreja, bem cedo a temática da educação integral foi uma constante. Os velhos métodos das antigas academias, com seus modos rudes de ensinamento naturalista, contrastavam com a autêntica vivência cristã. Ato contínuo vimos milhares de homens e mulheres povoarem os desertos em busca de mestres na vida espiritual e intelectual, em uma espécie de fuga ao debate com os pagãos, naturalistas e demais gentios. Um aprofundamento da leitura do Novo Testamento levou alguns cristãos formados nas escolas antigas a buscar a confrontação, pois perceberam que eram as cidades o centro das disputas, a ali, portanto, Cristo também devia imperar com sua nova lei. 

CLARK, Mary Kay. Homeschooling Católico. Um guia para os pais. São Paulo: Concreta. 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário