terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Por que oferecer a Missa?

É importante que estejamos convencidos da necessidade do Sacrifício Eucarístico. De fato, esta é a virtude da religião no seu âmago e no seu ponto mais elevado. 
Deus nos criou. Ele nos preserva na existência. Nele vivemos, movemos e existimos. Sua Providência governa tudo o que Ele criou. Ele toma conta da cada um de nós individualmente e nos conhece pelo nome. Como suas criaturas dotadas de inteligência e vontade, devemos a Ele adoração, louvor e ação de graças. Porque somos pecadores, alguns mais do que outros, devemos nos voltar a Ele com atos de expiação e reparação. E por que tudo o que necessitamos na ordem espiritual e temporal vem dele, fazemos oração de petição. 
Quem faz isso pratica a virtude da religião. 
E o sacrifício da Missa é oferecido precisamente por estas razões: adoração e louvor, ação de graças, reparação e súplica, nesta ordem de prioridade. O Sacrifício Eucarístico é, portanto, o centro da virtude religiosa. 
É importante apreciar a dimensão vertical da missa. 
Este ato de louvor é primeiramente direcionado a Deus para adorá-lo, louvá-lo, e agradecê-lo. Deus é maior e mais supremo e transcendente do que podemos imaginar. Devemos a Ele o afável tributo da adoração. Pelo Sacrifício Eucarístico, também louvamos e agradecemos a Deus por sua obra da criação, por ter nos amado tanto que enviou seu único Filho gerado para nossa salvação, e para nos santificar por meio do Seu Santo Espírito. 

ARINZE, Francis. Celebrando a Santa Eucaristia. São Paulo: Ecclesiae. 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário