A obediência e o respeito devido aos superiores devem estar unidos ao respeito à Igreja. Como cristãos, devemos venerar tudo o que está relacionado com a Igreja, especialmente o templo, chamado de casa de oração e lugar santo. Tudo o que pedimos a Deus na igreja, diante do Sacrário alcançaremos. Ah! Meu caro filho, quanto você é agradável a Jesus Cristo e que belo exemplo, quando está na igreja com devoção e recolhimento! Quando São Luiz visitava a igreja, todos desejam vê-lo e ficavam admirados com sua simplicidade e com sua presença cheia de zelo.
Quando você entrar numa igreja, evite ficar circulando e conversando; faça o sinal da cruz com a água benta, depois uma genuflexão com a devida reverência ao Sacrário, escolha um lugar e, ajoelhado, adore e reze diante da Santíssima Trindade. Evite, ao máximo, rir e conversar sem necessidade, pois o menor ruído pode atrapalhar os que estão rezando, além de ser desrespeitoso e um péssimo exemplo. Recomendo o maior respeito aos sacerdotes e aos religiosos. Receba com carinho as recomendações que derem, Deus o livre de que você chegue desprezá-los com atos ou palavras. Tendo alguns meninos escarnecido do profeta Eliseu, dando-lhe apelidos, o Senhor os castigou. Então saíram do bosque duas ursas que despedaçaram quarenta e dois deles. [2Rs 2, 24] Quem não respeita os ministros sagrados deve temer um grande castigo de Nosso Senhor. Sempre que se referir a algum clérigo, imite o jovem Luiz Comollo, que dizia: «Falar bem dos sacerdotes ou calar-se absolutamente».
Por último, quero adverti-lo de que não tenha vergonha de ser cristão fora da igreja. Sempre que passar diante de uma igreja, de uma imagem de Maria ou de algum Santo, não deixe de mostrar veneração. Dando este belo exemplo ao próximo, Deus o encherá de bênçãos.
BOSCO, São João. O Cristão bem Formado. 2. ed. São Paulo: Ecclesiae, 2014.

Nenhum comentário:
Postar um comentário