terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Outros nomes de Deus

O Deus dos patriarcas é descrito com o nome de "El" ou "Elohim". O substantivo El se encontra presente em toda a área semítica (exceto entre os Etíopes), é o nome semítico mais antigo para Deus. O significado original do nome não é seguro, mas provavelmente significa o "ser forte", "aquele que reina", "o poderoso". Este nome quer significar a potência divina, sua glória, sua superioridade. Coda afirma que o nome El deriva da raiz semítica ´il, que indica o rei ou o pai dos deuses. A Vulgata traduz El por Deus Fortis (Deus forte). O termo pode ser usado como nome genérico (divindade) ou como nome próprio. No AT, este nome pode designar seja uma divindade pagã, seja o próprio Deus de Israel. 
Israel, frequentemente, usa esse nome associando-o com um elemento de caráter pessoal. Fala-se de "El de Abraão (Gn 24,12), de "El de Isaac" (Gn 46,1) e do "El dos vossos pais" (Ex 3,13-15). Deus não esta ligado primordialmente a um lugar, mas é um "Deus pessoal", Deus de um povo. Joseph Ratzinger afirma que Deus não é entendido na sua relação com o espaço ou com o tempo, mas na relação do "Eu" e do "Tu". O seu poder não está limitado por um espaço, por nada que exista de criado; Ele acompanha o seu povo em todo lugar. 
Importante é também o plural "Elohim" (aparece cerca de 2.600 vezes na Bíblia). Apesar da forma plural, no pensamento hebraico, este termo é entendido como um singular. Provavelmente é uma dilatação do singular ´Eloah. O Plural indica que o titular do nome está acima de todos os outros deuses, representa tudo o que eles possam ser ou fazer (Elohim possui todos os atributos dos diversos El). IHWH é o verdadeiro Deus (Elohim) e nenhum outro (Dt 4,35). 
Vejamos outros nomes utilizados para designar Deus no AT: 
El Shaddai: significa provavelmente, "Deus gigantesco", "Deus onipotente" ou "Deus da montanha". A versão da LXX traduz o termo por "Pantokrátor", a Vulgata por "omnipotens" (Gn 49,25). 
El Eljon: significa provavelmente, "Deus altíssimo" ou "Deus excelso" (Salmo 83,19). 
El Olam: significa provavelmente, o "Deus antiquíssimo" (Gn 21,33) ou "Deus eterno" ou "Deus venerável". 
Elohim Sabaoth: significa "Deus dos exércitos" (Salmo 80,4). 
Adonai: provém de Adom (cananeu), torna-se o modo comum de referir-se a Deus depois do Exílio. Significa literalmente "meu Senhor", mas o uso deste termo normalmente se associava a ideia de "Senhor de toda a Terra" (Js 3,11.13; Miq 4,3) e de "Senhor os Senhores" (Dt 10,17; Salmo 136,3). Tendo em vista a riqueza de seu significado, este termo, pouco a pouco, vai, na literatura hebraica, substituindo o tetragrama santo. 

DANTAS, João Paulo de M.. Deus uno e trino: Uma introdução à teologia trinitária. Aquiraz: Shalom, 2013.

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