Creio que defini corretamente o que é a hierarquia. Agora devo celebrar a hierarquia dos anjos e contemplar com os olhos supramundanos as formas sagradas que lhe atribuem as Escrituras para que, através destas místicas representações, possamos nos elevar à sua substância pura e celeste, e celebrar o princípio de toda ciência sobre a hierarquia com a devida adoração a Deus e com santíssimas ações de graças.
Em primeiro lugar, devemos afirmar esta verdade: que a Divindade supraessencial, por sua Bondade, estabeleceu as essências de todas as coisas e lhes conferiu a existência. É algo próprio da Causa Universal, Bondade Suprema, chamar todas as coisas a unirem-se a Ela, segundo sua capacidade específica. Por isso, todas elas participaram e participam da providência que brota da Divindade supraessencial e da Causa de tudo. Com efeito, sem a participação Naquele que é a essência e o princípio de todo ser, nada existiria. Assim, mesmo as coisas inanimadas, pelo fato de existirem, participam Dela, pois todas as coisas devem sua existência à solicitude providencial de Deus, causa universal e supraessencial de tudo. Os seres viventes, por sua vez, participam da própria Potência que dá a vida e que ultrapassa toda vida. Os seres dotados de razão e inteligência participam de sua Sabedoria primordial e eterna, que ultrapassa toda razão e inteligência e que é essencial e eternamente perfeita. Sem dúvida que estes seres estão mais próximos de Deus, pois participam Dele de muitas maneiras.
Certamente as santas ordens dos seres celestes participam da generosidade divina mais do que os seres inanimados que apenas existem, mais do que os animais irracionais e mais do que a nossa natureza racional. De fato, com sua inteligência buscam se assemelhar a Deus, numa contemplação transcendente desse Modelo sublime e sentem o desejo de configurar conforme esse Modelo a estrutura de sua própria inteligência.
PSEUDO-DIONÍSIO. A Hierarquia Celeste: O Tratado Clássico da Angelologia Cristã - Século VI. São Paulo: Polas, 2015.

Nenhum comentário:
Postar um comentário